Durante um grande período de tempo a área de recursos humanos esteve voltada para a gestão operacional das pessoas, ficando responsável pelos processos mais operacionais de admissão/demissão, folha de pagamento, questões trabalhistas, não participando dos fóruns estratégicos de negócios.
Este RH com posicionamento mais transacional, assegura compliance e legalidade nas práticas de gestão de pessoas. É uma entrega importante para o negócio, mas não captura todo o valor que o capital humano pode contribuir com o negócio, gerando real vantagem competitiva. A Era do RH transacional chegou ao fim. É necessário uma reinvenção e modernização do RH, se posicionando de uma maneira estratégica na organização.
O RH estratégico compreende o ambiente de negócios que a empresa está inserida, alinha e desdobra a estratégia de negócios a sua estratégia de gestão de pessoas. Também contribui como parceiro das áreas de negócios, sendo crucial para o crescimento, rentabilidade e sucesso da empresa.
Portanto, há uma competência fundamental a ser desenvolvida pelo RH: o conhecimento do negócio. A equipe de recursos humanos deve conhecer as estratégias atuais e futuras da empresa, quais são suas metas, objetivos e drivers de negócios, isso pois é seu papel comunicar e desdobrar tais metas e objetivos juntamente com a liderança para todo o capital humano da empresa, mobilizando o capital intelectual em prol do sucesso do negócio. Uma vez que esse trabalho está orquestrado da maneira correta, estamos mobilizando o capital humano para gerar vantagem competitiva, rentabilidade, sustentabilidade e acima de tudo o lucro admirável, aquele que é bom para os acionistas, colaboradores e toda a sociedade.
Uma segunda competência fundamental para o RH estratégico é saber construir e gerenciar relacionamentos, através da capacidade de influenciar pessoas. Essa influência permite ao profissional de recursos humanos mobilizar informações, tecnologias que contribuam para construção de competitividade. O RH estratégico tem a capacidade de comunicar, engajar, inspirar, promover a colaboração através de grupos de trabalho, fóruns de conhecimento e aprendizagem, além de criar uma cultura de inovação e agilidade para poder cumprir com os objetivos da empresa.
O RH estratégico transita entre os paradoxos do resultado do negócio e o equilíbrio com a gestão das pessoas, manejando antiteses. Uma boa maneira de equilibrar esta equação é se voltar para a aceleração da geração de resultados, através da preparação e desenvolvimento das competências organizacionais requeridas pelo negócio, ajudando a criar valor para pessoas e negócios.
Através da construção de sistemas e soluções integradas que ajudem a desenvolver o capital intelectual, oportunizando que as pessoas deem seu máximo potencial, em prol da obtenção de resultados superiores, também é papel do RH
estratégico saber simplificar a complexidade, conectando pessoas e idéias, através de ambientes ágeis e colaborativos, ajudando a acelerar o negócio.
Para fortalecer o posicionamento estratégico e assegurar a vantagem competitiva, é fundamental que se estruture pilares estratégicos dentro da organização pautados no ESG (Environmental, Social and Governance), que em português pode ser traduzido como aspectos ligados às boas práticas ambiental, social e de governança. A ESG acaba norteando boas práticas de negócios, considerando os aspectos sociais e ambientais da cadeia de negócios , o que impacta na imagem da organização. Os pilares a serem desenvolvidos e sustentados pelo RH dão sustentação para uma empresa de sucesso, são eles: a criação de cultura, business capability e liderança.
Concluímos então que ao falar de um RH que se reposiciona, alinhando a estratégia do negócio à estratégia de pessoas e transformando o que era recurso humano em capital humano, falamos sobre uma área que gera vantagem competitiva para a empresa por meio do desenvolvimento das pessoas. A tecnologia e o know how podem ser copiados, aprendidos e executados à perfeição, porém as competências vem das pessoas, tornando-as únicas e insubstituíveis. A empresa que compreende isso, já está um passo mais próximo do sucesso.